STC
Em economia, inflação, é o aumento generalizado do nível de preços dos bens e serviços de uma economia, durante um período de tempo. Quando o nível geral dos preços aumenta, cada unidade da moeda compra menos bens e serviços, em consequência da inflação. A principal medida da inflação é a taxa de inflação, isto é, a variação percentual. Os economistas concordam em geral que taxas de inflação elevadas e a hiperinflação são causadas por um crescimento excessivo da oferta de moeda. O ponto de vista que reúne consenso é o que um período sustentado de inflação é causado quando a oferta de moeda aumenta mais rapidamente do que o aumento da produtividade na economia.
As taxas de inflação são normalmente taxas anuais, embora os períodos de medição sejam normalmente diferentes de um ano.
O Défice Orçamental e Dívida Pública relacionam-se mas correspondem a valores muito diferentes. Portugal está desde 2001 confrontado com o mais longo período de estagnação das últimas décadas, com uma das mais altas taxas de desemprego dos últimos anos e num preocupante processo de aprofundamento e agravamento das desigualdades sociais.
Em relação a Portugal, podemos dizer que a vida confirma-o. As anunciadas vantagens do Euro quebram os riscos cambiais no interior da União Europeia e a descida das taxas de juro, que a evolução mais recente mostra quanto efémera pode ser tal vantagem, tinham como reverso, em função dos constrangimentos dos critérios nominais e da perda de soberania nacional sobre a política monetária e as graves consequências negativas económicas e sociais para o país.
Sem comentários:
Enviar um comentário