quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

REFLEXAO SOBRE A MEDIAÇAO CULTURAL



CP - NG6 - DR4

Para mim a mediação intercultural serviu ou serve para uma boa forma de relacionamento de todos os cidadãos e ajuda a ultrapassar dificuldades de relacionamento entre pessoas de culturas diferentes.
A mediação intercultural possibilita a comunicação, onde por vezes a sensação de estranheza, o afastamento ou a conflitualidade estão presentes.
Podemos dizer que mediação intercultural surgiu na sociedade para beneficiar os relacionamentos conjugais de várias raças.
Mediação intercultural implica a capacidade de se relativizar as opções culturais que se situam na esfera das convenções que implica também que se abram caminhos de tolerância e respeito para com as culturas alheias (direitos humanos) e pela experiência activa e pela imersão cultural nas culturas dos povos.
A mediação intercultural é necessária quando há uma convivência pouco harmoniosa entre pessoas de culturas diferentes.
Podemos concluir que a ideia a manter em mente sobre mediação intercultural é a procura da convivência pacífica entre os indivíduos através do diálogo, onde cada vez mais aparecem pessoas que são levadas a exercer este papel.
A importância de ter conhecimentos nesta área pode assim levar à intervenção em situações de mediação intercultural garantindo melhores resultados para todos.

MONSTRINHOS DA CRISE

domingo, 20 de fevereiro de 2011

20 Dicas para poupar dinheiro


CLC
Se o dinheiro está caro, há que começar a poupá-lo! Seja para eliminar todas as suas dívidas, criar um fundo de maneio ou simplesmente equilibrar as suas finanças pessoais, existem muitos truques para poupar dinheiro. Fácil de implementar e com resultados surpreendentes, no final de cada mês a sua conta bancária vai finalmente fazer-lhe sorrir!


1-Registe todas as despesas.
2-Tome o pequeno-almoço em casa.
3-E quem diz pequeno-almoço, diz almoço e lanche!
4-Resista à tentação de comer constantemente fora
5-Não deite comida fora!
6-Aproveite os cupões e talões
7-Quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais, leve uma lista detalhada das coisas que precisa
8-Não compre água engarrafada
9-Diga não aos sacos plásticos
10-Na farmácia, sempre que possível escolha medicamentos genéricos
11-Reduza as despesas mensais fixas:
13-Volte a ser cliente frequente da biblioteca ou então peça livros emprestados aos amigos e familiares.
14-Deixe o carro em casa.
15-Aproveite os saldos para comprar roupa para o ano seguinte e não só.
16-Já pensou que existem inúmeras formas de praticar exercício físico de forma mais barata ou até gratuita
17-Aproveite as ofertas culturais gratuitas
18-Estipule um valor mensal para pôr de lado e faça-o!
19-Elimine todos os seus cartões de crédito
20-“também não me posso privar de tudo aquilo que gosto!”





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Onde de aplica a Inflacçao

STC

Em economia, inflação, é o aumento generalizado do nível de preços dos bens e serviços de uma economia, durante um período de tempo. Quando o nível geral dos preços aumenta, cada unidade da moeda compra menos bens e serviços, em consequência da inflação. A principal medida da inflação é a taxa de inflação, isto é, a variação percentual. Os economistas concordam em geral que taxas de inflação elevadas e a hiperinflação são causadas por um crescimento excessivo da oferta de moeda. O ponto de vista que reúne consenso é o que um período sustentado de inflação é causado quando a oferta de moeda aumenta mais rapidamente do que o aumento da produtividade na economia.
As taxas de inflação são normalmente taxas anuais, embora os períodos de medição sejam normalmente diferentes de um ano.

O défice orçamental é a diferença entre as receitas e as despesas de um dado período de tempo (normalmente um ano) e a Dívida Pública é o total da dívida que os Estado têm para com terceiros.
O Défice Orçamental e Dívida Pública relacionam-se mas correspondem a valores muito diferentes. Portugal está desde 2001 confrontado com o mais longo período de estagnação das últimas décadas, com uma das mais altas taxas de desemprego dos últimos anos e num preocupante processo de aprofundamento e agravamento das desigualdades sociais.

Em relação a Portugal, podemos dizer que a vida confirma-o. As anunciadas vantagens do Euro quebram os riscos cambiais no interior da União Europeia e a descida das taxas de juro, que a evolução mais recente mostra quanto efémera pode ser tal vantagem, tinham como reverso, em função dos constrangimentos dos critérios nominais e da perda de soberania nacional sobre a política monetária e as graves consequências negativas económicas e sociais para o país.


Resumo dos aos videos: Wall Street  e Wall Street Money Never and Sleeps

STC


No primeiro filme ( Wall Street ) que visualizávamos ficamos com a noção que não se olha a meios para atingir a fama, ou ate mesmo para ganhar dinheiro.
 No filme reparamos que um jovem formado em economia tem como objectivo chegar ao topo e conhecer, Gordon Gekko, um grande milionário que não olha a meios para atingir os seus negócios
Este jovem (Buddy Fox) ambicioso e que não ouve a opinião do pai. Começou por trabalhar numa empresa, onde mais tarde consegue atingir um alto cargo.
Com alguma experiencia já conseguida consegue entrar na empresa de Gekko e ganhar conhecimentos e forma como atingir grandes valores sem olhar para atrás.
Com Gekko arranja forma que ele o ensine a ganhar.
Bud Fox consegue com que o segredo e a forma ilícita de Gekko seja descoberta e no fim ele é preso.
No segundo filme (Wall Street, Money Never Sleeps) temos a noção como se formou a crise mundial.
Aqui deparamos que a grande subida das acções torna as pessoas ricas e uma consequente descida muito acentuada faz com que exista muito desemprego e que os bancos tenham de ser salvos pelos governos para não dar falência. No entanto há sempre quem se salve como aconteceu com Gekko que depois de sair da prisão consegue novamente montar a sua empresa e voltar ao topo da economia como era anteriormente.



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Teletrabalho

STC

O trabalho realizado a partir de casa (teletrabalho), faz com que exista um menor número de veículos a circular nas estradas. Tudo isto provoca um menor stress diário e menos poluição.

Por outro lado faz com que exista uma maior disponibilidade com toda a família, dos que trabalhavam fora de casa, o teletrabalho reduz o número de despesas diárias, com que cada trabalhador seja no fundo o seu próprio patrão e consiga assim ter o seu próprio patrão.
Com a existência do teletrabalho também existe desvantagens.
Uma maior dificuldade é muitas vezes separar a vida social da profissional, não existe colegas de trabalho, pode no futuro ter dificuldades em adoptar-se a uma empresa com mais trabalhadores.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Contabilidade e Finanças


CLC


Uma empresa bem sucedida opera muito de perto sobre um orçamento já previsto (elaborado).
O orçamento é quase exclusivamente composto a partir de números, mas as previsões do mercado são também tidas em conta.
Contabilidade de finanças é um material de referência para as pessoas que não trabalham em uma empresa. O principal objectivo da contabilidade das finanças é informar pessoas no interior da empresa como accionistas, fornecedores, proprietários e todos aqueles interessados. Simplificando a contabilidade e finanças permite que os tomadores da decisão de uma empresa possam ser informados sobre a actual direcção fiscal do negocio.

“Se não se pode medir não se pode gerir”.

Há muito que a função de contabilista se volta para a gestão da empresa. Nas empresas mais bem sucedidas, a função contabilidade e finanças tornou-se um parceiro estratégico que fornece informação critica para a tomada de decisões estratégicas rápidas e eficazes.
Hoje a contabilidade funciona como um co-piloto permitindo ao gestor antecipar problemas e identificar oportunidades.

Os documentos financeiros básicos usados pela maioria das empresas públicas ou privadas, grandes ou pequenas são: o balanço, demonstração de resultados e demonstração de fluxos de caixa.


Diversidade Cultural: Índia


CP-NG 6-DR1Diversidade Cultural: Índia
 
Na sociedade actual na Índia existe três religiões são elas o judaísmo, cristianismo e o islamismo, estas chegaram no primeiro milénio d.C.
O clima na Índia é variado a sul é tropical e a norte é mais temperado.
Na Índia, há pouco tempo atrás só poderia existir casamentos entre duas pessoas que pertencessem à mesma espécie, na qual é determinada logo após o nascimento. no que diz respeito à culinária a Índia destaca-se pela sua grande variedade de temperos aromatizados e condicionantes picantes (pimenta e colorau).
Dependendo da região do país, sendo o clima bastante frio os temperos ajudam a reter a temperatura do corpo.

O chá da Índia é a bebida favorita dos Indianos e as suas variedades são famosas em todo o mundo, geralmente são preparados com açúcar.
A alimentação na Índia é bastante diferente da nossa. Alguns indianos comem com a mão direita visto que a utilização da mão esquerda é usada para propósitos higiénicos e portanto e considerada impura, no entanto é aceitável que se use a mão para lavar pratos e vasilhas.
A base da alimentação da Índia é principalmente constituída por cereais (arroz milho entre outros). Os temperos que são mais utilizados são o iogurte e o coalho seco.
Os indianos não comem carne bovina e os muçulmanos não comem carne de porco. Para os indianos lavar sempre as mãos antes e depois da refeição é muito importante. Em alguns casos os indianos esperam sempre que lavem a boca antes e depois da refeição. Para os indianos é considerado um insulto se alguém agradecer pela comida que eles oferecem, dizer-lhe obrigado é considerado uma forma de pagamento. Na Índia as mulheres só comem depois do seu marido ter terminado e comem no prato sujo deixado por ele.

O Natal na Índia é uma festa cristã mas não é celebrado oficialmente.
Na altura do Natal só se fazem decorações nas casas, árvore de Natal tradicional na Índia é a bananeira ou então a mangueira.

Na Índia predomina a tradição britânica que consiste que os mais ricos ofereçam prendas e maiores esmolas aos mais pobres durante esta quadra.
Tendo em conta que já conheço um pouco da cultura indiana, para mim a melhor forma de integrar um indiano na sociedade em Portugal seria.
No meu ponto de vista, a melhor maneira era juntar as pessoas com mais tempo a tentar integra-las através de associações, festas e reuniões seja com pessoas portuguesas e indianas.

Uma das formas que se calhar era mais fácil de tentar aprender a língua portuguesa era incentiva-los a ouvir música do pais acolhedor.
Incentivar os indianos a consumir pratos portugueses era uma forma original de integrar os indianos na nossa gastronomia.
Mostra-lhe locais de interesse nacional e internacional com historia era importante, pois assim ficavam a conhecer a cultura dos pais acolhedor. No fundo, havendo sempre respeito pelo próximo e pelos indianos era uma forma de integrar na nossa sociedade. Sem nunca esquecer as suas origens e adapta-las no nosso país. Era bastante vantajoso pois fazer com que eles gostassem do nosso país e adaptassem melhor.
A sua cultura iria fazer com que os habitantes do país acolhedor se mostra-se com interesse pelos novos hábitos dos seus “ vizinhos”.

Em suma, partindo do princípio de que o “astro”, neste caso um indiano, é diferente mas igual a mim porque também é um ser humano, a nossa relação deve ser baseada sobretudo e principalmente no respeito e tolerância.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aplicações para Economizar Dinheiro

STC


Fundos de Investimento

Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objectivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento. A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados.

Para que serve a classificação de fundos?

- Objectivo de investimento é pretende atingir, metas e parâmetros de performance;
- Política de investimento: como atingir, principais estratégias, classes de activos e processo investimento;
- Riscos: principais riscos envolvidos nas estratégias.

TIPOS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM OBRIGAÇÕES


Fundos de Obrigações dos Governos

Estes fundos investem principalmente em obrigações emitidas pelo Estados, o que significa que não tem de se preocupar com o crédito de risco (pelo menos no caso dos países desenvolvidos). Mas devido ao seu mais alto nível de segurança, os seus rendimentos e os retornos tendem a ser mais baixos do que aqueles outros fundos de obrigação.


Fundos de Obrigações “Corporate”

Os fundos nesta categoria compram as obrigações emitidas por empresas que podem ser muito bem conhecidas ou ao contrário, completamente desconhecidas. Quando se investigam fundos de obrigações corporate, considere a qualidade do crédito das obrigações nas quais investiram

Fundos de Obrigações “High-yield"

Eles investem em obrigações de pequenas ou novas empresas, bem como nas obrigações de grandes empresas, conhecidas por se encontrarem numa condição financeira enfraquecida. Estas empresas oferecem juros muito mais elevados do que as outras, mas comportam um risco de não puderem reembolsar as suas dívidas.

Fundo de Tesouraria

É um fundo de tesourarias de baixo risco, abertos, que fazem essencialmente aplicações em instrumentos financeiros de curto prazo, como papel comercial, depósitos no mercado monetário interbancário, bilhetes do tesouro, As comissões de fundo normalmente são baixas

PPR

É um plano de poupança reforma e é plano de poupança de médio e de longo prazo com a finalidade de financiar um complemento de reforma. Este dividido em seguros e fundos.
Seguros, estes oferecem a garantia de capital e de rendimento mínimo.
Fundos, (de pensões ou investimentos) com comissões de gestão geralmente mais baixas nunca garantem um capital mínimo.

Amortizações
A amortização é um processo de extinção de uma divida através de pagamentos periódicos que são realizados em função de um planeamento de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros de saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.



 


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os países da União Europeia

CLC
A UE é actualmente constituída por 27 países, que transferiram parte da sua soberania e competências legislativas para as respectivas instituições. Vários outros países apresentaram um pedido de adesão à UE.


Estados membros


Países candidatos
Croácia
Antiga República Jugoslava da Macedónia
Turquia
Islândia


Candidatos potenciais
Albânia
Bósnia e Herzegovina
Kosovo, sob a égide das Nações Unidas, de acordo com a Resolução 1244 do Conselho de Segurança
Montenegro
Sérvia


Países da União Europeia (EU) que aderiram ao Euro
A 1 de Janeiro de 2002 começou a circulação da moeda única. Actualmente são os seguintes os membros na Zona Euro:
 - Alemanha (país fundador 1957)
- Áustria (1995)
- Bélgica (país fundador 1957)
- Chipre  (2004)
- Eslováquia (a 1.Jan.2009)
- Eslovénia(2004)
- Estónia (1.Jan.2011)
- Espanha (1986)
- Finlândia (1995)
- França (país fundador 1957)
- Grécia (1981)
- Irlanda (1973)
- Itália (país fundador 1957)
- Luxemburgo (país fundador 1957)
- Malta (2004)
- Países Baixos (países fundadores 1957)
- Portugal (1986)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


Petição Pública

CP- NG6- DR3   Igualdade de direitos

Eu gostava de criar e tornar público uma associação que informasse todo o cidadão português e habitantes residentes em Portugal sobre os seus direitos e deveres.
Para isto gostava que a associação tivesse representantes em cada distrito e que tornassem públicas as acções decididas em reunião.
Este género de informação iria chegar às pessoas através de blogues e conversas de rua ou até mesmo cartazes e publicidade.
Com a elaboração desta associação iria ajudar as pessoas a esclarecer as suas dúvidas, iria incentivar as pessoas a defenderem os seus direitos e a tornarem-se membros da associação.