segunda-feira, 9 de maio de 2011

Que maquinas utilizo no meu trabalho

Eu no meu dia de trabalho utilizo maquinas de corte, de aparafusar, de furar e de desgatar a madeira. As marcas que uso actualmente são a Makita, Peugeot´, Duwalt e Blach DeKan. A fonte de alimentaçao deste genero de máquinas é a electricidade. Algumas máquinas para funcionar tem de estar ligadas à electricidade e à outro genero de máquinas de máquinas que funcionam através de bateria, sendo preciso a eletricidade para as recarregar.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Planificação de um dia de trabalho


O meu trabalho muitas vezes passa por entregas e montagens de mobiliário. Desde a montagem de quartos, roupeiros por medida e cozinhas.
A capacidade de realizar o trabalho passa sempre por ter de realizar o trabalho passa sempre por ter pessoas que ensinam ou então ter uma visão daquilo que é para fazer. Gosto de trabalhar em grupo sempre que exista um bom ambiente social. Também prefiro muitas vezes realizar eu próprio o trabalho e assim sei que ando por minha conta, porque muitas vezes quando se anda em grupo por vezes anda-se pressionado.


Quando no meu trabalho chegam encomendas e eu estou sozinho no meu trabalho todas as responsabilidades são minhas, pois é nestes momentos que eu sou coordenador das tarefas. Quando também vou sozinho fazer entregas também a responsabilidade está ao meu encargo. Num dia de muitas entregas primeiro dá-se prioridade àquelas a que estão vendidas a mais tempo ou então a casos mais urgentes.
Quando existe trabalhos mais complicados ou demorados ou até mais longe primeiro eu dou prioridade a estes.




sexta-feira, 29 de abril de 2011

10 dicas de fotografia digital


Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar as suas fotos.

1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objecto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para a sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde  vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre a sua cabeça.


5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, exectamente, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso ter muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e a sua câmera, para depois fazer o que quiser.

                                                          

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projectos colectivos que frequentei


Quando eu era mais novo frequentei durante alguns anos a Associação Desportiva e Cultural de Vilarelho.
Esta associação dedicava-se à formação de jovens na área de desporto “futebol”.
Anteriormente esta associação tinha equipas de futebol masculino a competir em quase todos os escalões na Associação de Futebol de Vila Real.
Actualmente sei que tem uma equipa de futebol salão feminino a competir no campeonato distrital. Acerca da parte masculina não sei se ainda competem em todas as áreas desportivas.
Na associação de Vilarelho tinha como lema promover o desporto e a ocupação de jovens no tempo livre. Enquanto assim fosse muitos jovens tinham um passatempo preferido e uma competição. Com esta ocupação tinha varias saídas para o exterior onde se conheciam locais novos e pessoas. Por vezes tínhamos jantares ou convívios anuais.
Mais tarde participei na equipa de futebol do concelho de Vila Pouca de Aguiar na secção de juvenis durante um ano.



terça-feira, 5 de abril de 2011

O Frigorifico

 
História

Em 1879 surgiu no mercado o primeiro frigorífico doméstico de natureza mecânica. Foi inventado e fabricado pelo alemão Karl van Linde. Empregava um circuito de amoníaco e o seu sistema era accionado por meio de uma bomba de vapor. Desse artefacto foram vendidas mais de 12000 unidades em 1891, uma ano depois de o engenheiro Seeger ter dado ao frigorífico a sua forma externa definitiva.

Em 1923, Balzer von Plater e karl Munters inventaram o frigorifico eléctrico, o modelo Electrolux, cuja patente foi comprada pela empresa americana Kelvinator, que o fabricou em série dois anos depois. Mas era um electrodoméstico perigoso, devido ao uso de gases tóxicos, como o amoníaco e o ácido sulfúrico. Superou-se tal problema com a invenção de freon, em 1930. Com este ultimo toque, o frigorífico adquiria a sua forma definitiva.

John Boyd Dunlop

 
O que inventou?

John Boyd Dunlop inventou o primeiro pneu de bicicleta em 1887.
John Boyd Dunlop inventou os pneus com câmara-de-ar que passavam com suavidade sobre as superfícies mais irregulares. Nesse mesmo ano, Dunlop patenteou o seu invento que foi produzido comercialmente por uma empresa de Belfast em1890. Dunlop detinha 1500 acções, transformou-se na empresa Dunlop Rubber Company e o pneumático tornou-se em grande parte responsável pela popularidade do ciclismo e também tornou possível o desenvolvimento da indústria automóvel.



Biografia

John Boyd Dunlop (5 de Fevereiro de 1840 – 23 de Outubro de 1921) foi um inventor escocês fundador da empresa de pneus que levou o seu nome, Dunlop Tyres. Ele nasceu numa fazenda em Dreghorn, Norte Ayrshire, e estudou medicina veterinária na Dick Vet, pertencente à Universidade de Edimburgo, profissão que ele exerceu em casa durante quase dez anos, mudando-se então para Belfast, onde é agora a Irlanda do Norte, em 1867.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Transformações e evoluções técnicas

Meios de propulção:


Na terra: bicicleta e moto

A bicicleta é um meio de transporte não poluente. A sua movimentação realiza-se através da força humana pedal. Para deslocações maiores este veiculo demora mais comparada com a mota porque não tem motor, em contrapartida não polui nem causa danos ambientais ao ambiente.

A moto é um meio de deslocação mais rápido e mais cómodo porque tem um motor que é movido através de gasolina. Esta leva-nos aos locais desejados mais rapidamente. Por sua vez este género de transporte é poluente e tem vários desgastes, pneus, óleos, gasolina etc.



No mar: barco a pedal e moto de água


O barco a pedal é um transporte aquático que serve de lazer ou divertimento. Este meio de transporte só serve para andar em aguas calmas visto que em águas mais agitadas torna-se mais difícil a sua deslocação. Não é poluente quer para a atmosfera quer para o meio marítimo.

A moto de água é um meio de diversão e muitas vezes serve de auxílio para mergulhadores e marinha. As motos de água poluem a água quando libertam gasolina e tornar-se “chatas” quando provocam muito ruído nas praias para as pessoas.



No ar: avioneta e avião


As avionetas são um meio de transporte aéreo mais pequeno e transportam um menor número de pessoas. Estas voam a uma velocidade mais reduzida e uma altitude mais baixa. Por serem mais pequenas tem um menor gasto e um nível mais reduzido.

Os aviões são meios de transporte mais rápidos e transportem não só mercadorias como também passageiros. Estes levam um maior número de passageiros e a viagem neste meio de transporte é mais cómoda. Por sua vez são mais poluentes e causam bastante ruído quando viagem a altitudes mais baixas.






sábado, 2 de abril de 2011

Como funciona a máquina de lavar louça?


As máquinas de lavar louças espalham a água quente num tubo com pratos empilhados. Em seguida, ela seca os pratos com uma ventoinha ou um elemento de aquecimento.
O acesso às peças de funcionamento da maioria das máquinas de lavar louças é por meio da porta frontal da unidade. Muitos consertos podem ser feitos na máquina abrindo-se a porta e alcançando-se diversas peça de componentes, como os borrifadores, filtros, chave-bóia, suportes e travão da porta.
Para alcançar o painel de controlo na porta, remove-se uma série de parafusos de retenção em volta do painel. Esses parafusos podem estar sob as faixas de equilíbrio da estrutura, que geralmente são pressionadas no revestimento de metal. Force as faixas com uma espátula dura ou uma chave de fendas ou remova um parafuso de aperto que segura a estrutura. Os botões de controlo são encaixados nos eixos e suportados por pequenos parafusos de aperto na base dos botões. Em algumas máquinas de lavar louça, todo o painel da porta frontal deve ser removido para que o acesso aos componentes de controlo seja obtido. Esse painel é preso na porta por meio de uma série de parafusos de retenção, normalmente encontrados na borda da parte interna posterior da porta.
Em muitos modelos, quando o painel de controlo é removido, o painel da porta pode ser retirado desaparafusando-se uma série de retentores que seguram o painel da porta. Às vezes, esses parafusos de retenção são revestidos por estruturas de equilíbrio, que devem ser removidas ou desligadas. Para cessar o motor, a bomba, as mangueiras, as válvulas de admissão e outras peças, remova o painel de acesso inferior. Em geral, isso pode ser feito sem remover toda a porta. O painel pode ser preso pelos parafusos de retenção ou suspenso por ganchos de metal.
Se a máquina de lavar louças for portátil, incline-a para trás ou para o lado antes de remover a porta de controlo ou os painéis de acesso inferiores. Assim, vai ficar numa posição mais confortável para trabalhar.
Assim que abrir a máquina de lavar louça veja quais são as principais peças e como elas funcionam pois isto ajudará a avaliar o problema.





Alcalá de Henares




Em Alcalá de Henares optava pelo Hotel Hura el Bedel hotel porque se localiza a 200 metros do centro da cidade. O preço ia ser 50€ por pessoa.
Depois de estarmos instalados era tempo de irmos aos locais de interesse público.
Podíamos começar pelo Aquapolis San Fernando de Henares um parque de diversões aquáticas. O preço deveria de andar por volta dos 10€ por pessoa. No outro dia iríamos á University and History Precint of Alcalá de Henares. Local de interesse público reconhecido como património mundial da Unesco. Neste local como esta reconhecido mundialmente o preço deveria de andar pelos 20€ por pessoa. No fim da visita e a noite a começar a aparecer era tempo de ir jantar. Aqui optávamos por um bom restaurante para tirar benefício na comida, já que tínhamos de pagar era bom que ficássemos bem servidos. O serviço preço deveria de andar pelos 100€ no total. Ao terceiro dia iríamos visitar a casa museu de Miguel Cervantes. O preço aqui deveria andar pelos 15€ por pessoa.
No almoço procurávamos a restaurante La Cueva de Antolin, situado em plena zona histórica de Alcalá de Henares. O preço de menu é de 12€ por pessoa tem para escolher 8 pratos típicos por pessoa com sobremesa e café incluído. Da parte da tarde iríamos até á praça principal de Alcalá de Henares, onde também se encontra a câmara municipal.
A praça principal é também contemplada pelas cegonhas e os seus ninhos. Por fim voltava-mos “ao nosso restaurante” para saborear mais um prato típico. Ao quarto dia iríamos a Madrid cidade mais próxima e capital espanhola. Fazíamos a deslocação de transportes públicos para assim se poupar mais. Para não existir grande despesa nos transportes optava-mos por comparar o passe turístico (chamado abono turístico) que se compra nas estações de metro e que dá para andar em todos os autocarros e metros do centro da cidade o número de dias necessários.
Em Madrid começávamos por visitar o centro de Arte Reina. Este local é grátis ao domingo. Da parte da tarde iríamos aos museus Thyssem e do Prado este é grátis a partir das 18h.30m. Os preços dos bilhetes eram de 10€ por pessoa, em todos estes locais.
Ao fim do dia regressávamos a Alcalá de Henares para jantar no hotel.
No dia seguinte regressávamos a Madrid para voltar a reconhecer a cidade. Com o passe turístico íamos visitar o edifício dos correios de Madrid que fica no Palácio das Comunicações situado frente à Fonte de Cibeles. Por estar fechado não se pode visitar o seu interior.
De seguida íamos ao Palácio Cristal que é uma estufa para plantas exóticas. Na hora do almoço íamos jantar ao restaurante La Cueva de Antolin. Aqui os nossos gastos iriam ser de 12€ por pessoa.
De tarde iríamos visitar a praça e o Palácio Real, a Puerta de Alcalá, a Plaza Mayor e o monumento de Afonso XII. No dia seguinte iríamos aos jardins de Sabatini todos estes locais são grátis excepto o Palácio Real que cobra uma tarifa de 10€ por pessoa. No penúltimo dia optava-mos por fazer umas compras para recordação. Ia-mos aos centros comerciais. Ao fim da noite íamos jantar e depois íamos para o hotel.
No sétimo dia de manha fazíamos as malas e almoçávamos no hotel. Ao fim da tarde ia-mos para o aeroporto que tínhamos que pagar táxi. O preço do táxi era de 40€.
Chegado a Portugal regressava-mos a casa no nosso carro a partir do aeroporto.





Projectos pessoais e familiares




Para mim programar ou planificar tudo aquilo que vamos realizar traz-nos vantagens e benefícios.
Por exemplo se formos viajar, se programarmos a viagem e o percurso podemos muitas vezes optar por um caminho mais curto. Se tudo aquilo que temos intenção de realizar for bem programado temos benefícios e lucros.
Programar para mim significa ter algo em mente e saber como começar e resolver todos os problemas, significa estar a organizar e programar.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

REFLEXAO SOBRE A MEDIAÇAO CULTURAL



CP - NG6 - DR4

Para mim a mediação intercultural serviu ou serve para uma boa forma de relacionamento de todos os cidadãos e ajuda a ultrapassar dificuldades de relacionamento entre pessoas de culturas diferentes.
A mediação intercultural possibilita a comunicação, onde por vezes a sensação de estranheza, o afastamento ou a conflitualidade estão presentes.
Podemos dizer que mediação intercultural surgiu na sociedade para beneficiar os relacionamentos conjugais de várias raças.
Mediação intercultural implica a capacidade de se relativizar as opções culturais que se situam na esfera das convenções que implica também que se abram caminhos de tolerância e respeito para com as culturas alheias (direitos humanos) e pela experiência activa e pela imersão cultural nas culturas dos povos.
A mediação intercultural é necessária quando há uma convivência pouco harmoniosa entre pessoas de culturas diferentes.
Podemos concluir que a ideia a manter em mente sobre mediação intercultural é a procura da convivência pacífica entre os indivíduos através do diálogo, onde cada vez mais aparecem pessoas que são levadas a exercer este papel.
A importância de ter conhecimentos nesta área pode assim levar à intervenção em situações de mediação intercultural garantindo melhores resultados para todos.

MONSTRINHOS DA CRISE

domingo, 20 de fevereiro de 2011

20 Dicas para poupar dinheiro


CLC
Se o dinheiro está caro, há que começar a poupá-lo! Seja para eliminar todas as suas dívidas, criar um fundo de maneio ou simplesmente equilibrar as suas finanças pessoais, existem muitos truques para poupar dinheiro. Fácil de implementar e com resultados surpreendentes, no final de cada mês a sua conta bancária vai finalmente fazer-lhe sorrir!


1-Registe todas as despesas.
2-Tome o pequeno-almoço em casa.
3-E quem diz pequeno-almoço, diz almoço e lanche!
4-Resista à tentação de comer constantemente fora
5-Não deite comida fora!
6-Aproveite os cupões e talões
7-Quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais, leve uma lista detalhada das coisas que precisa
8-Não compre água engarrafada
9-Diga não aos sacos plásticos
10-Na farmácia, sempre que possível escolha medicamentos genéricos
11-Reduza as despesas mensais fixas:
13-Volte a ser cliente frequente da biblioteca ou então peça livros emprestados aos amigos e familiares.
14-Deixe o carro em casa.
15-Aproveite os saldos para comprar roupa para o ano seguinte e não só.
16-Já pensou que existem inúmeras formas de praticar exercício físico de forma mais barata ou até gratuita
17-Aproveite as ofertas culturais gratuitas
18-Estipule um valor mensal para pôr de lado e faça-o!
19-Elimine todos os seus cartões de crédito
20-“também não me posso privar de tudo aquilo que gosto!”





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Onde de aplica a Inflacçao

STC

Em economia, inflação, é o aumento generalizado do nível de preços dos bens e serviços de uma economia, durante um período de tempo. Quando o nível geral dos preços aumenta, cada unidade da moeda compra menos bens e serviços, em consequência da inflação. A principal medida da inflação é a taxa de inflação, isto é, a variação percentual. Os economistas concordam em geral que taxas de inflação elevadas e a hiperinflação são causadas por um crescimento excessivo da oferta de moeda. O ponto de vista que reúne consenso é o que um período sustentado de inflação é causado quando a oferta de moeda aumenta mais rapidamente do que o aumento da produtividade na economia.
As taxas de inflação são normalmente taxas anuais, embora os períodos de medição sejam normalmente diferentes de um ano.

O défice orçamental é a diferença entre as receitas e as despesas de um dado período de tempo (normalmente um ano) e a Dívida Pública é o total da dívida que os Estado têm para com terceiros.
O Défice Orçamental e Dívida Pública relacionam-se mas correspondem a valores muito diferentes. Portugal está desde 2001 confrontado com o mais longo período de estagnação das últimas décadas, com uma das mais altas taxas de desemprego dos últimos anos e num preocupante processo de aprofundamento e agravamento das desigualdades sociais.

Em relação a Portugal, podemos dizer que a vida confirma-o. As anunciadas vantagens do Euro quebram os riscos cambiais no interior da União Europeia e a descida das taxas de juro, que a evolução mais recente mostra quanto efémera pode ser tal vantagem, tinham como reverso, em função dos constrangimentos dos critérios nominais e da perda de soberania nacional sobre a política monetária e as graves consequências negativas económicas e sociais para o país.


Resumo dos aos videos: Wall Street  e Wall Street Money Never and Sleeps

STC


No primeiro filme ( Wall Street ) que visualizávamos ficamos com a noção que não se olha a meios para atingir a fama, ou ate mesmo para ganhar dinheiro.
 No filme reparamos que um jovem formado em economia tem como objectivo chegar ao topo e conhecer, Gordon Gekko, um grande milionário que não olha a meios para atingir os seus negócios
Este jovem (Buddy Fox) ambicioso e que não ouve a opinião do pai. Começou por trabalhar numa empresa, onde mais tarde consegue atingir um alto cargo.
Com alguma experiencia já conseguida consegue entrar na empresa de Gekko e ganhar conhecimentos e forma como atingir grandes valores sem olhar para atrás.
Com Gekko arranja forma que ele o ensine a ganhar.
Bud Fox consegue com que o segredo e a forma ilícita de Gekko seja descoberta e no fim ele é preso.
No segundo filme (Wall Street, Money Never Sleeps) temos a noção como se formou a crise mundial.
Aqui deparamos que a grande subida das acções torna as pessoas ricas e uma consequente descida muito acentuada faz com que exista muito desemprego e que os bancos tenham de ser salvos pelos governos para não dar falência. No entanto há sempre quem se salve como aconteceu com Gekko que depois de sair da prisão consegue novamente montar a sua empresa e voltar ao topo da economia como era anteriormente.



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Teletrabalho

STC

O trabalho realizado a partir de casa (teletrabalho), faz com que exista um menor número de veículos a circular nas estradas. Tudo isto provoca um menor stress diário e menos poluição.

Por outro lado faz com que exista uma maior disponibilidade com toda a família, dos que trabalhavam fora de casa, o teletrabalho reduz o número de despesas diárias, com que cada trabalhador seja no fundo o seu próprio patrão e consiga assim ter o seu próprio patrão.
Com a existência do teletrabalho também existe desvantagens.
Uma maior dificuldade é muitas vezes separar a vida social da profissional, não existe colegas de trabalho, pode no futuro ter dificuldades em adoptar-se a uma empresa com mais trabalhadores.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Contabilidade e Finanças


CLC


Uma empresa bem sucedida opera muito de perto sobre um orçamento já previsto (elaborado).
O orçamento é quase exclusivamente composto a partir de números, mas as previsões do mercado são também tidas em conta.
Contabilidade de finanças é um material de referência para as pessoas que não trabalham em uma empresa. O principal objectivo da contabilidade das finanças é informar pessoas no interior da empresa como accionistas, fornecedores, proprietários e todos aqueles interessados. Simplificando a contabilidade e finanças permite que os tomadores da decisão de uma empresa possam ser informados sobre a actual direcção fiscal do negocio.

“Se não se pode medir não se pode gerir”.

Há muito que a função de contabilista se volta para a gestão da empresa. Nas empresas mais bem sucedidas, a função contabilidade e finanças tornou-se um parceiro estratégico que fornece informação critica para a tomada de decisões estratégicas rápidas e eficazes.
Hoje a contabilidade funciona como um co-piloto permitindo ao gestor antecipar problemas e identificar oportunidades.

Os documentos financeiros básicos usados pela maioria das empresas públicas ou privadas, grandes ou pequenas são: o balanço, demonstração de resultados e demonstração de fluxos de caixa.


Diversidade Cultural: Índia


CP-NG 6-DR1Diversidade Cultural: Índia
 
Na sociedade actual na Índia existe três religiões são elas o judaísmo, cristianismo e o islamismo, estas chegaram no primeiro milénio d.C.
O clima na Índia é variado a sul é tropical e a norte é mais temperado.
Na Índia, há pouco tempo atrás só poderia existir casamentos entre duas pessoas que pertencessem à mesma espécie, na qual é determinada logo após o nascimento. no que diz respeito à culinária a Índia destaca-se pela sua grande variedade de temperos aromatizados e condicionantes picantes (pimenta e colorau).
Dependendo da região do país, sendo o clima bastante frio os temperos ajudam a reter a temperatura do corpo.

O chá da Índia é a bebida favorita dos Indianos e as suas variedades são famosas em todo o mundo, geralmente são preparados com açúcar.
A alimentação na Índia é bastante diferente da nossa. Alguns indianos comem com a mão direita visto que a utilização da mão esquerda é usada para propósitos higiénicos e portanto e considerada impura, no entanto é aceitável que se use a mão para lavar pratos e vasilhas.
A base da alimentação da Índia é principalmente constituída por cereais (arroz milho entre outros). Os temperos que são mais utilizados são o iogurte e o coalho seco.
Os indianos não comem carne bovina e os muçulmanos não comem carne de porco. Para os indianos lavar sempre as mãos antes e depois da refeição é muito importante. Em alguns casos os indianos esperam sempre que lavem a boca antes e depois da refeição. Para os indianos é considerado um insulto se alguém agradecer pela comida que eles oferecem, dizer-lhe obrigado é considerado uma forma de pagamento. Na Índia as mulheres só comem depois do seu marido ter terminado e comem no prato sujo deixado por ele.

O Natal na Índia é uma festa cristã mas não é celebrado oficialmente.
Na altura do Natal só se fazem decorações nas casas, árvore de Natal tradicional na Índia é a bananeira ou então a mangueira.

Na Índia predomina a tradição britânica que consiste que os mais ricos ofereçam prendas e maiores esmolas aos mais pobres durante esta quadra.
Tendo em conta que já conheço um pouco da cultura indiana, para mim a melhor forma de integrar um indiano na sociedade em Portugal seria.
No meu ponto de vista, a melhor maneira era juntar as pessoas com mais tempo a tentar integra-las através de associações, festas e reuniões seja com pessoas portuguesas e indianas.

Uma das formas que se calhar era mais fácil de tentar aprender a língua portuguesa era incentiva-los a ouvir música do pais acolhedor.
Incentivar os indianos a consumir pratos portugueses era uma forma original de integrar os indianos na nossa gastronomia.
Mostra-lhe locais de interesse nacional e internacional com historia era importante, pois assim ficavam a conhecer a cultura dos pais acolhedor. No fundo, havendo sempre respeito pelo próximo e pelos indianos era uma forma de integrar na nossa sociedade. Sem nunca esquecer as suas origens e adapta-las no nosso país. Era bastante vantajoso pois fazer com que eles gostassem do nosso país e adaptassem melhor.
A sua cultura iria fazer com que os habitantes do país acolhedor se mostra-se com interesse pelos novos hábitos dos seus “ vizinhos”.

Em suma, partindo do princípio de que o “astro”, neste caso um indiano, é diferente mas igual a mim porque também é um ser humano, a nossa relação deve ser baseada sobretudo e principalmente no respeito e tolerância.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aplicações para Economizar Dinheiro

STC


Fundos de Investimento

Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objectivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento. A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados.

Para que serve a classificação de fundos?

- Objectivo de investimento é pretende atingir, metas e parâmetros de performance;
- Política de investimento: como atingir, principais estratégias, classes de activos e processo investimento;
- Riscos: principais riscos envolvidos nas estratégias.

TIPOS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM OBRIGAÇÕES


Fundos de Obrigações dos Governos

Estes fundos investem principalmente em obrigações emitidas pelo Estados, o que significa que não tem de se preocupar com o crédito de risco (pelo menos no caso dos países desenvolvidos). Mas devido ao seu mais alto nível de segurança, os seus rendimentos e os retornos tendem a ser mais baixos do que aqueles outros fundos de obrigação.


Fundos de Obrigações “Corporate”

Os fundos nesta categoria compram as obrigações emitidas por empresas que podem ser muito bem conhecidas ou ao contrário, completamente desconhecidas. Quando se investigam fundos de obrigações corporate, considere a qualidade do crédito das obrigações nas quais investiram

Fundos de Obrigações “High-yield"

Eles investem em obrigações de pequenas ou novas empresas, bem como nas obrigações de grandes empresas, conhecidas por se encontrarem numa condição financeira enfraquecida. Estas empresas oferecem juros muito mais elevados do que as outras, mas comportam um risco de não puderem reembolsar as suas dívidas.

Fundo de Tesouraria

É um fundo de tesourarias de baixo risco, abertos, que fazem essencialmente aplicações em instrumentos financeiros de curto prazo, como papel comercial, depósitos no mercado monetário interbancário, bilhetes do tesouro, As comissões de fundo normalmente são baixas

PPR

É um plano de poupança reforma e é plano de poupança de médio e de longo prazo com a finalidade de financiar um complemento de reforma. Este dividido em seguros e fundos.
Seguros, estes oferecem a garantia de capital e de rendimento mínimo.
Fundos, (de pensões ou investimentos) com comissões de gestão geralmente mais baixas nunca garantem um capital mínimo.

Amortizações
A amortização é um processo de extinção de uma divida através de pagamentos periódicos que são realizados em função de um planeamento de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros de saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.