O INFARMED fez uma primeira avaliação do processo. Em princípio daqui a seis meses, altura em que está prevista a elaboração de um relatório preliminar, a dispensa de medicamentos em quantidade individualizada fica restrita aos destinados a “situações agudas”, ou seja, antibióticos, anti-histamínicos, anti-inflamatórios não esferóides, paracetamol e antifúngicos.
Os medicamentos dispensados de forma individualizada e não exactamente unidose, já que será a dose indicada ao doente em concreto a quem é dirigida a receita médica estão obrigados a ser entregues com toda a informação contida nas embalagens com quantidade maiores, nomeadamente uma cópia do folheto informativo aprovado mais actualizado, o lote e data de validade. O número máximo de unidades que podem ser dispensadas foi fixado em 30.
"É preciso que haja neste momento a disponibilização de farmácias para que se possa avançar com esta medida", acrescentou aos jornalistas, à saída da comissão.
BENEFICIOS DA RECICLAGEM
Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários e evita o aparecimento de aterros clandestinos.
Melhora a produção de compostos orgânicos.
Gera renda pela comercialização do material a ser reciclado.
Economiza água, energia elétrica e evita a extracção de matéria-prima da natureza. Favorece a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o vota nas vias públicas.
A reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.
Os medicamentos devem ir para o lixo?
Os medicamentos de que já não precisa ou que estão fora do prazo de validade não podem ser deitados no lixo, nem no esgoto, dado contaminarem os solos e a água. Devem ser entregues nas farmácias.
Actualmente, o destino final destes produtos é a incineração, mas o papel das caixas e dos folhetos informativos, são separados para posterior reciclagem.
Medicamentos
Os medicamentos fora de validade, bem como as caixas vazias, devem ser entregues nas farmácias.
É um erro colocar os remédios juntamente com o lixo indiferenciado.