terça-feira, 14 de dezembro de 2010

De pais para filhos… CLC

            Na primeira imagem podemos observar o planeta Terra de uma forma normal onde destacamos a sua boa aparência e onde toda a gente tem vontade de o agarrar.

            Contudo, na sexta e última imagem reparamos que o planeta já está completamente negro um pouco como ele poderá vir a ficar se não tivermos cuidado. No futuro devemos evitar a poluição do ambiente.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexão acerca da estrutura organizacional da empresa onde trabalho

Núcleo Gerador3: Reflexividade e Pensamento Crítico - DR2
Tema: Reconversões Profissionais e Organizacionais


Actualmente a minha empresa é gerida por duas pessoas (dois irmãos). Quando isto passou a ser assim, no início foi um pouco diferente entrar nas novas situações criadas, no tempo do antigo patrão era uma forma diferente de trabalho.

Havia sempre um bom ambiente de trabalho. No meu caso eu sou o único empregado de “fora” sabendo que os restantes colegas são familiares dos patrões.

Às vezes não há organização de trabalho e não se entende como se há-de organizar o trabalho. No tempo do antigo patrão ele definia o que havíamos de fazer e para onde havíamos de ir.

Com os novos patrões por vezes existe um ambiente de pressão, o que faz com que muitas vezes o trabalho não seja realizado como deve ser, tanto da minha parte como da parte deles. Agora quando há um ambiente de calmia tudo é feito com motivação e tudo sai bem de ambas as partes.

Na minha opinião os patrões deveriam ser mais democráticos, porque uma estrutura hierárquica baseada na confiança, no respeito mútuo, leva a que o empregado se sinta mais motivado e, por conseguinte tenha mais rendimento em termos de produtividade, o que seria benéfico para ambas as partes.

Caso contrário muitas vezes cria-se um ambiente pesado onde o trabalho não tem rendimento.

 

Lágrima de Preta CP

CP-NG3-DR1



A minha opinião, relativamente ao poema da “Lágrima de Preta” fiquei a saber  que somos todos iguais  quer sejamos negros ou não.
Em consequente resultado por vezes assistimos a discriminação entre pessoas, raças ou etnias.  Neste texto verificamos que ainda existe o  conceito de racismo, ao qual assistimos no nosso dia-a-dia.
Nós tratamos as pessoas de cores negras mal, ou até os ciganos, mas esquecemo-nos que, por vezes, podemos também sofrer essas consequências no dia-a-dia.

Por acaso eu até ao dia de hoje, nunca vi ou assisti a nenhum caso destes, nem tenho conhecimento destes casos na minha região.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Impactos ambientais STC


Pedreiras

Estas actividades são muito dispendiosas para o meio ambiente, pois originam enormes impactos ambientais na natureza.

No concelho de Vila Pouca de Aguiar esta actividade destaca-se em relação as restantes porque o nosso concelho é conhecido pela Capital do Granito”.

                                                                                                                            Para o município de Vila Pouca de Aguiar legalizar as pedreiras sempre foi um objectivo, porque durante muito tempo existiram pedreiras ilegais a exerceram a sua actividade em plena Reserva Ecológica Natural (REN), na serra da Falperra. Em Vila Pouca de Aguiar a extracção de granito é uma das principais actividades económicas do concelho. Aqui destacam-se três zonas de produção de granito, são elas a zona da Falperra, Pedras Salgadas e Telões. No nosso concelho destacam-se três qualidades de granito certificados são elas o Cinza Pedras, Amarelo Real e o Cinza Real.

Estas qualidades de pedras são utilizadas um pouco por todo o mundo, Parlamento europeu, em Bruxelas, na Irlanda, Luxemburgo, Angola, Alemanha. No nosso país já se utilizaram em obras como a casa da música ou no metro do Porto.










Quadras de São Martinho CLC

No São Martinho vamos todos festejar
Os alunos a dançar
Os professores a cantar
Sem esquecer de a empregada convidar


Num dia de chuva
Ia o São Martinho valoroso
Que depois de uma boa acção
Encontrou sol glorioso


São Martinho era um homem
Muito bom e generoso
Tenta seguir o seu exemplo
Para seres mais podoroso.

As castanhas e o vinho
Ai que delicia são!
Mas quem lhe pode tocar
Ao preço que elas estão?


A importância dos ecopontos

20/10/2010 CLC

A importância dos ecopontos

Andava um varredor pelas ruas a limpar quando, de repente, viu uma criança a deitar lixo para o chão.
O varredor disse para a criança:
- Garoto, não deve colocar lixo no chão!
A criança ficou admirada e respondeu: - eu não sabia, via tanto lixo no chão e fiz exactamente a mesma coisa. O varredor disse:
- Então não conheces os ecopontos para fazer a reciclagem? A criança admirada respondeu:
- Não.
Então o varredor explicou: existem três contentores que servem para separar o lixo: o amarelo, o verde e o azul.
O amarelo serve para o plástico e os metais; o verde é só dedicado aos vidros e o azul serve para separar o papel/cartão.
A criança admirada retorquiu:
- Interessante, desconhecia-o!
O varredor ainda acrescentou:
-Sabes? Existe também o pilhão, que serve para guardar as pilhas já usadas.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Reciclagem de medicamentos STC

O INFARMED fez uma primeira avaliação do processo. Em princípio daqui a seis meses, altura em que está prevista a elaboração de um relatório preliminar, a dispensa de medicamentos em quantidade individualizada fica restrita aos destinados a “situações agudas”, ou seja, antibióticos, anti-histamínicos, anti-inflamatórios não esferóides, paracetamol e antifúngicos.

Os medicamentos dispensados de forma individualizada e não exactamente unidose, já que será a dose indicada ao doente em concreto a quem é dirigida a receita médica estão obrigados a ser entregues com toda a informação contida nas embalagens com quantidade maiores, nomeadamente uma cópia do folheto informativo aprovado mais actualizado, o lote e data de validade. O número máximo de unidades que podem ser dispensadas foi fixado em 30.







"É preciso que haja neste momento a disponibilização de farmácias para que se possa avançar com esta medida", acrescentou aos jornalistas, à saída da comissão.













BENEFICIOS DA RECICLAGEM


Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.

Prolonga a vida útil dos aterros sanitários e evita o aparecimento de aterros clandestinos.

Melhora a produção de compostos orgânicos.

Gera renda pela comercialização do material a ser reciclado.

Economiza água, energia elétrica e evita a extracção de matéria-prima da natureza. Favorece a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o vota nas vias públicas.

A reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.




Os medicamentos devem ir para o lixo?

Os medicamentos de que já não precisa ou que estão fora do prazo de validade não podem ser deitados no lixo, nem no esgoto, dado contaminarem os solos e a água. Devem ser entregues nas farmácias.

Actualmente, o destino final destes produtos é a incineração, mas o papel das caixas e dos folhetos informativos, são separados para posterior reciclagem.







Medicamentos

Os medicamentos fora de validade, bem como as caixas vazias, devem ser entregues nas farmácias.

É um erro colocar os remédios juntamente com o lixo indiferenciado.







Catrástrofe: Movimentos de terreno CLC

Catástrofe:
Movimentos de terreno

Áreas de risco







     Origem
  
Consequências
  Prevenção
Terrenos muito inclinados (montanhas)
-Precipitação

-Excesso de construções

-Sismos

-Tempestades nas zonas costeiras
-Perda de vidas

-Destruições materiais

-Não construir em áreas de declive acentuado

-Construção de barreiras de drenagem 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Energia, saber poupar CLC

Não deixe as luzes ligadas   quando não forem necessárias

Aproveite bem a luz natural através das janelas – a luz do dia é a melhor iluminação para a sua casa e é gratuita.

Utilize cores claras no interior da sua casa para que a luz natural e artificial seja mais facilmente reflectida.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Notícia

CLC  - DR3
Resumo de um terramoto saído na revista, Visão
Há uma semana, na madrugada de 26 de Dezembro de 2004, um terramoto atingiu dramaticamente diversos países do Sudoeste Asiático, destruindo e matando.
Hoje sabe-se que a tragédia ainda não terminou e que o cenário pode piorar.
Ao choque inicial da devastação, seguiu-se a dor pelas perdas humanas e materiais.
Embora se suceda as ajudas internacionais aos sobreviventes, teme-se o aumento dos mortos devido á fome, á sede e as doenças.
Vários jornalistas espelhados pelas diversas zonas atingidas dão-nos conta, nesta revista do sofrimento físico e psicológico da população do trabalho da equipa portuguesa da AMI e das medidas tomadas pelas autoridades portuguesas relativamente aos sobreviventes nacionais.

domingo, 28 de novembro de 2010

Conceito de felicidade

Núcleo Gerador: Reflexividade e Pensamento Crítico DR4
Reflexão crítica sobre estereótipos culturais

Conceito de felicidade

Este conceito é bastante abrangente e complexo.
Neste assunto podemos considerar vários factores que levam ter uma boa felicidade; ter um bom carro, uma boa casa, uma vida estável, uma boa saúde etc.
Tomamos por exemplo, uma boa casa, existem na nossa sociedade pessoas com posses e sem posses monetárias. Quem tem bastantes posses manda construir uma casa, faz o seu preenchimento por dentro e no fim paga sem muitas vezes pedir um empréstimo ao banco. No caso em que existem pessoas com poucos bens financeiros também constroem uma casa, mas no fim de todos os meses quem faz um emprestimo tem de ir pagando aos poucos uma casa que é sua, mas ao mesmo tempo é também do banco, porque é este que financia o dinheiro às pessoas para cumprir a sua felicidade.
O mesmo acontece quando se compra um carro seja ele novo ou velho.
Podemos dizer que a felicidade é um conceito sério mas só se torna real quando se torna real ou realizado.

César Silva NSB nº3

Conceito de beleza

Núcleo gerador: Reflexividade e Pensamento Crítico DR4
Reflexão crítica sobre estereótipos culturais

Conceito de beleza

Podemos tratar do assunto da beleza na sociedade como o da moda.
Em tempos mais antigos tratava-se a beleza como uma forma de superioridade em relação aos outros. A beleza era vista como formosura, porque a beleza feminina estava muito associada a mulheres brancas e gordas e estavam ligados à nobreza e também à burguesia.
A beleza hoje em dia está muito associada, a mulheres magras, ou bem compostas, altas e bonitas. Podemos associar este conceito a novos actores que surgem nas séries juvenis que aparecem nas televisões que depois passam para as revistas e conseguem o seu lugar no meio dos famosos e dos midia.
Este conceito não é fácil de entender porque há aquelas que tentam tudo para ter um corpo vistoso e não consegue. Estas fazem de tudo para emagrecer se for o caso ou então para não engordar. Tratam-se com medicamentos, não se alimentam.
A anorexia associa-se muito a este factor pois é esta doença ou a mania dela que leva muitas pessoas a pensarem que estão gordas e não se alimentam depois.

César Silva NSB nº3

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O magusto: contribuição para a formação da opnião pública


17/11/2010- CP
Núcleo gerador3: Reflexividade e Pensamento Crítico DR4

  
   Em festas sejam elas de grande relevância ou não, há sempre uma grande concentração de pessoas.


   Por exemplo em festas de magustos, as pessoas falam de muitos assuntos, os mais novos dos mais actuais e as pessoas mais velhas dos assuntos mais completos ou então falam do magusto mas como se realizavam antigamente, as tradições.
   E nestas ocasiões que se traçam muitas ideias entre os jovens e as pessoas com mais idade.
   E nestas conversas que se aprende coisas novas ou então relevam-se os assuntos, também é a partir daqui que se fala de outra maneira dos assuntos como a politica, filosofia, musica onde há concentração de ideias e troca delas.
   Estas conversas e trocas de ideias influenciam muito a formação das opiniões e da opinião pública.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os ecopontos

20/10/2010 CLC1

A importância dos ecopontos

Andava um varredor pelas ruas a limpar quando, de repente, viu uma criança a deitar lixo para o chão.
O varredor disse para a criança:
- Garoto, não deve colocar lixo no chão!
A criança ficou admirada e respondeu: - eu não sabia, via tanto lixo no chão e fiz exactamente a mesma coisa. O varredor disse:
- Então não conheces os ecopontos para fazer a reciclagem? A criança admirada respondeu:
- Não.
Então o varredor explicou: existem três contentores que servem para separar o lixo: o amarelo, o verde e o azul.
O amarelo serve para o plástico e os metais; o verde é só dedicado aos vidros e o azul serve para separar o papel/cartão.
A criança admirada retorquiu:
- Interessante, desconhecia-o!
O varredor ainda acrescentou:
-Sabes? Existe também o pilhão, que serve para guardar as pilhas já usadas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

20/10/2010 CLC1

A importância dos ecopontos

Andava um varredor pelas ruas a limpar quando, de repente, viu uma criança a deitar lixo para o chão.
O varredor disse para a criança:
- Garoto, não deve colocar lixo no chão!
A criança ficou admirada e respondeu: - eu não sabia, via tanto lixo no chão e fiz exactamente a mesma coisa. O varredor disse:
- Então não conheces os ecopontos para fazer a reciclagem? A criança admirada respondeu:
- Não.
Então o varredor explicou: existem três contentores que servem para separar o lixo: o amarelo, o verde e o azul.
O amarelo serve para o plástico e os metais; o verde é só dedicado aos vidros e o azul serve para separar o papel/cartão.
A criança admirada retorquiu:
- Interessante, desconhecia-o!
O varredor ainda acrescentou:
-Sabes? Existe também o pilhão, que serve para guardar as pilhas já usadas.